quarta-feira, outubro 27

"Sir" Contra-Baixo

John Paul Jones (John Baldwin)

John Baldwin, mais conhecido como John Paul Jones, nasceu em 3 de janeiro de 1946, em Sidcup (Kent), na Inglaterra. Foi baixista e tecladista do Led Zeppelin até o fim da banda, que acabou depois da morte do bateirista John Bonham. É compositor e arranjador, além de tocar guitarra, bandolim, koto, harmônica e ukulele. O "padrinho" do nome artístico dado a Paul Baldwin, é o produtor e amigo Andrew Loog Oldham, que tendo visto um cartaz de cinema em Paris com o nome "John Paul Jones", gostou e o sugeriu a Baldwin. Sabe-se John recebeu o título de "Sir", mas o fato não é citado nem no website oficial do instrumentista.


John aprendeu a tocar teclado com o pai, pianista de grandes orquestras nas décadas de 1940 e 1950. Aos 14 anos já era organista e diretor do coro da igreja local e foi nessa época que comprou o primeiro baixo elétrico. Aos 15 anos já tocava na primeira banda: "The Deltas". Neste período também tocou com uma banda de jazz-rock de Londres, a "Jet Blacks".


Em 1962 tocou baixo elétrico com Jet Harris e Tony Meehan, recém-saídos da "The Shadows", permanecendo no grupo por 2 anos. De 1964 a 1968, John foi muito procurado para tocar baixo e teclados com artistas como os Rolling Stones, Herman's Hermits, Donovan, Jeff Beck, Cat Stevens, Rod Stewart, entre outros.


Foi durante as gravações de "Hurdy Gurdy Man", de Donovan, que John conheceu Jimmy Page. encontram-se novamente quando gravaram o álbum "Little Games", dos Yardbirds onde John fez os arranjos orquestrais e tocou violoncelo na faixa de abertura. Quando o baixista Chris Dreja decidiu abandonar os Yardbirds para seguir a profissão de fotógrafo, John foi a primeira opção de Page para formar os "New Yardbirds", que pouco depois passou a se chamar "Led Zeppelin".


No palco, a música preferida de John era "No quarter" que, por várias vezes, demorava-se tocando por mais de meia hora, incluindo trechos de "Amazing Grace" e variações de peças clássicas de compositores como Rachmaninov.


Mesmo participando do Led Zeppelin, John não se afastou dos estúdios e participou em gravações do Family Dogg, Peter Green, Madeline Bell, Roy Harper e Wings. A partir de 1980, suas colaborações incluem REM, Heart, Ben E, King, Mission, entre outros e deu sua contribuição também em vídeos e gravações de Paul McCartney.


Em 2009 ele forma um novo grupo, com John Paul Jones (Led Zeppelin) no baixo e teclados, Dave Grohl (Nirvana e Foo Fighters) na bateria e Josh Homme (Queens of the Stone Age), nas guitarras e vocais. Esse novo trio é o "Them Crooked Vultures", e as primeiras impressões musicais já demonstram uma forte ligação com o "estilo Led Zeppelin" de fazer música.


Discografia: Listo abaixo apenas a discografia com o Led Zeppelin. A discografia completa pode ser encontrada no website do músico.
  • 1969 Led Zeppelin
  • 1969 Led Zeppelin II
  • 1970 Led Zeppelin III
  • 1971 Led Zeppelin IV
  • 1973 Houses of the Holy
  • 1975 Physical Graffiti
  • 1976 Presence
  • 1976 The Song Remains the Same
  • 1979 In Through the Out Door
  • 1982 Coda (último álbum - o bateirista John Bonham morreu durante as gravações)
Textos e Fontes: www.johnpauljones.com
Wickipedia
Pesquisa, redação final e tradução livre: CrisViduani









Fale Com a Cris

Nenhum comentário: